Cohab vai renegociar dívida em alguns municípios
A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) irá promover, na próxima semana, mutirões para renegociação de dívidas com mutuários inadimplentes junto à empresa em quatro municípios catarinenses. Entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, as cidades de Ituporanga, Rio do Sul, Laurentino e Gaspar, no Vale do Itajaí, receberão uma equipe técnica da Companhia. A ação faz parte do Programa Moradia em Dia, que beneficia famílias catarinenses com atraso no pagamento das prestações de financiamento habitacional.
Serão oferecidas diversas opções para renegociação dos débitos, com descontos de até 100% nos juros de mora. Estes juros representam um componente de peso na dívida total dos mutuários, principalmente quando a falta de pagamento se estende por um período mais longo. Com o perdão, o valor não é considerado e, na prática, o mutuário ganha um abatimento no montante a ser pago.
Ao todo, foram convocados 226 mutuários que encontram-se inadimplentes. A previsão é que sejam renegociados R$ 2,65 milhões de prestações em atraso. “O intuito da Cohab/SC não é retomar a posse dos imóveis, mas sim oferecer as condições necessárias para que estas famílias regularizem o pagamento e preservem sua moradia”, ressaltou a diretora presidente da Companhia, Maria Darci Mota Beck. A representante do órgão estadual de habitação frisou que os recursos recuperados serão investidos na viabilização de novos empreendimentos.
Na terça-feira (26) e na quarta-feira (27), o mutirão será realizado no município de Ituporanga. Os mutuários serão atendidos no Centro Comunitário do Conjunto Habitacional Popular Perimbó II, na Rua Ascendino Santos Moreira. Na quinta-feira (28), a equipe prestará atendimento em duas cidades: Rio do Sul, na secretaria municipal de Assistência Social e Habitação, na Rua Rocha Pombo, nº 95, no Bairro Eugênio Schneider, e no município de Laurentino, na prefeitura, na Rua XV de Novembro, nº 408, no Centro.
A última cidade será Gaspar, onde o atendimento ocorrerá na sexta-feira (1º), na Escola Dolores Kraus, na Rua Guilherme Sabel, nº 350, no Bairro Figueira.